Aula 25 : Professor pensador

A leitura reflexiva conduz ao prazer de pensar. Um pensar voltado para a realidade, em diálogo com o extramental. Na prática docente, o pensamento livre e criativo é essencial, ou se recai no instrucionismo limitante.

O professor Gabriel Perissé  propôs uma reflexão:

O exercício da curiosidade , da reflexão e do diálogo com o extramental  nos leva ao momento das decisões

Aristóteles já asseverava: ” O homem naturalmente  quer saber…”  E nessa busca pelo saber, procura inquirir  cada campo do conhecimento  em busca da respostas para suas questões.

O educador fez menção do assunto da aula anterior:  –  “ A experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer criar um sistema pessoal de convicções.”

Dentro da experiência da leitura, há a assimilação. A assimilação leva à apreensão de uma determinada visão a respeito do assunto. Chamou a atenção para o fato da  necessidade de compreender a leitura e para além da leitura.  Expôs uma parte da obra  de Clarice Lispector: ” O melhor aluno da sala.”

…mas ele tinha um caracol…

Clarice Lispector

Disponível em   http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRVV-UwRjemb6vTprzo7FFoFaDL8rwvtQPRl27uTwAeEX_8S5

 O professor explicou que o aluno era bom em tudo, mas tinha um caracol e , todas as noites, torturava o caracol.  E  relacionou  parte da  obra de Clarice com a seguinte afirmação: Não dá para ser bom o tempo todo, alguém tem de pagar o preço. Todo mundo tem um caracol que tortura todas as noites , ou é um caracol que é torturado por alguém…

Ainda citou uma parte da obra de Franz Kafka:

 Disponível em  http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSvX0pBavRLWTTcJ38UIW-JnXzH3lldN1jhlcwVNm3lA6mhyhe7

Tu és a tua própria lição de casa

Franz Kafka

A ideia do termo assimilação é a de tornar-se semelhante…. tornamo-nos semelhantes àquilo que aprendemos a cada dia. O processo de leitura ajuda nesse processo de assimilação. É lógico que toda assimilação é seguida por um processo de acomodação também. Há situações de aprendizado que não se relacionam com a nossa vida e devem , por si só, serem descartadas. O professor mencionou o que denominou de “Lixão ” de casa.

Lixão de casa  tem a ver com aquelas lições passadas para o aluno desempenhar que não têm nada a ver com ele e seu mundo e que não o estimula a continuar estudando ou pesquisando o assunto.

A pedagogia deve ser reflexiva, promover o encontro  entre as iniciativas do professor e do aluno.  E o professor deve pensar na ação didática…

É o choque do imprevisto nos obriga a pensar, que nos  comove inteiramente, que nos deixa perplexos, que nos leva a problematizarmo-nos, a  pensar o que até agora não podíamos pensar”.

Walter Koan – Infãncia:Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica,2003

O professor deve ser criativo, surpreender  os alunos, incitando-os a querer sempre mais. O professor leitor apreende novas ideias e , como pensador, procura refletir acerca da aplicação das mesmas e ,assim , acaba tornando-se  autor…..

Sobre coordenandoospassos

Graduado em Letras - (Português/Inglês e suas respectivas literaturas) Pós-Graduado em Ética,Valores e Cidadania na Escola - USP Professor - Educação Tecnológica - LEGO(Robótica)
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