Resgatar norteadores da formação docente, além de modelos de ensino. Evidenciar os conflitos que tais modelos implicam na educação de pessoas com as necessidades especiais, tanto pela necessidade de implementação e auxílio de novas lógicas e tecnologias (deficiências físicas e sensoriais) como de repensar metas centrais da escola (deficiências intelectuais).
A professora Claúdia Yazlle iniciou a aula falando sobre:
- as mudanças na legislação decorrentes
- as relações culturais de sociais
- as demandas de mercado,
- as novas funções sociais
- concepções de escola.
Todas essas situações trouxeram mudanças na formação e identidade profissional dos docentes.Influenciou trazendo a diversidade e a aprendizagem.
Ressaltando a mudança, a professora mostrou a questão dos velhos paradigmas em confronto com os novos paradigmas:
Passado:
- Ensino (situações e materiais)
- Professor especialista
- Disciplina.
Atualmente:
- Aprendizagem;
- integração curricular (trabalho em grupo e conhecimento amplo)
- coordenador ( articulador)
- Diversidade(inclusão)
- Ampliação(e esvaziamento de atribuições da escola)
Inclusão Escolar
- Lidar e articular as diferenças sociais, econômicas, culturais e individuais (de desenvolvimento humano)
- Trabalho em equipe/coletivo.
Os grandes protagonistas do processo de inclusão são os pais , a criança, os professores, a escola. etc. A experiência não se restringe à criança e ao professor, é muito mais amplo o processo!
Famílias
Famílias de crianças com NEE:
- Busca de aceitação e acolhimento do filho;
- Estabelecimento de vínculos e relações sociais;
- Autonomia e independência;
- busca de aprendizagem.
Demais famílias:
- Receio de imitação e agressividade;
- “Perder” em aprendizagem;
- Valorização da inclusão como princípio ético.
Professores
- Estar preparado e preparar-se
- Como garantir aprendizagem?
- Como lidar com as diferenças?
- Disciplina e regras.
Crianças
Criança com NEE
- Ouvir e escutar
- reconhecer capacidade e habilidades
- Identificar necessidades
- Paradoxo da pluralidade
Demais crianças
Curiosidade e interesse pela diferença
“regras do grupo” – negociação e reflexões
respeito pelas diferenças.
Escola
- Importante papel da coordenação e direção
- espaços de reflexão, planejamento e avaliação permanentes
- Sustentar dúvidas e perguntas
- estabelecer parcerias com outros profissionais
Profissionais de Saúde
- Ênfase na dificuldade e deficiência(visão normalizadora)
- Visão clínica e individual
- Pouco conhecimento do ambiente e dos desafios escolares
- Importante parceiro no processo de inclusão.
- Há muitos desafios pela frente, mas devemos acreditar que é possível!!!!