Aula 24: Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas

Resgatar norteadores da formação docente, além de modelos de ensino. Evidenciar os conflitos que tais modelos implicam na educação de pessoas com as necessidades especiais, tanto pela necessidade de implementação e auxílio de novas lógicas e tecnologias (deficiências físicas e sensoriais) como de repensar metas centrais da escola (deficiências intelectuais).

A professora Claúdia Yazlle iniciou a aula falando sobre:

  • as mudanças na legislação decorrentes
  •  as relações culturais de sociais
  • as demandas de mercado,
  • as novas funções sociais
  •  concepções de escola.

Todas essas situações trouxeram  mudanças na formação e identidade profissional dos docentes.Influenciou  trazendo a diversidade e a aprendizagem.

Ressaltando a mudança, a professora  mostrou a questão dos velhos  paradigmas em confronto com os novos paradigmas:

Passado:

  • Ensino (situações e materiais)
  • Professor especialista
  • Disciplina.

Atualmente:

  • Aprendizagem;
  • integração curricular (trabalho em grupo e conhecimento amplo)
  • coordenador ( articulador)
  • Diversidade(inclusão)
  • Ampliação(e esvaziamento de atribuições da escola)

Inclusão Escolar

  • Lidar e articular as diferenças sociais, econômicas, culturais e individuais (de desenvolvimento humano)
  • Trabalho em equipe/coletivo.

Os grandes protagonistas do processo de inclusão  são  os pais , a criança, os  professores, a escola. etc. A experiência não se restringe à criança e ao professor, é muito mais amplo o processo!

Famílias

Famílias de crianças com NEE:

  • Busca de aceitação e acolhimento do filho;
  • Estabelecimento de vínculos e relações sociais;
  • Autonomia e independência;
  • busca de aprendizagem.

Demais famílias:

  • Receio de imitação e agressividade;
  • “Perder” em aprendizagem;
  • Valorização da inclusão como princípio ético.

Professores

  • Estar preparado e preparar-se
  • Como garantir aprendizagem?
  • Como lidar com as diferenças?
  • Disciplina e regras.

Crianças

Criança com NEE

  • Ouvir e escutar
  • reconhecer capacidade e habilidades
  • Identificar necessidades
  • Paradoxo da pluralidade

Demais crianças

Curiosidade  e interesse pela diferença

“regras do grupo” – negociação e reflexões

respeito pelas diferenças.

Escola

  • Importante papel da coordenação e direção
  • espaços de reflexão, planejamento e avaliação permanentes
  • Sustentar  dúvidas e perguntas
  • estabelecer parcerias com outros profissionais

Profissionais de Saúde

  • Ênfase  na dificuldade e deficiência(visão normalizadora)
  • Visão clínica e individual
  • Pouco conhecimento do ambiente e dos desafios escolares
  • Importante parceiro no processo de inclusão.
  • Há muitos desafios pela frente, mas devemos acreditar que é possível!!!!

Sobre coordenandoospassos

Graduado em Letras - (Português/Inglês e suas respectivas literaturas) Pós-Graduado em Ética,Valores e Cidadania na Escola - USP Professor - Educação Tecnológica - LEGO(Robótica)
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